Seja Bem Vindo !

A Bicicleta Elétrica

O propósito inicial era de começar a construir um veículo elétrico com uma bicicleta, então vejamos até onde cheguei. Partindo do princípio que não é fácil encontrar motores apropriados a esse tipo de projeto no Brasil, pensei em utilizar um motor universal, ou seja, aquele tipo de motor que funciona tanto em corrente contínua como em corrente alternada. O motor de teste foi um tipo de enceradeira semi-industrial com aproximadamente 500W de potência e 220V.

Motor Universal

Motor Universal

Este motor não é adequado para tração de veículos por ser um motor com escovas universal, no entanto serve bem pra testes e é flexível na alimetação. Como idéia original penso em um motor de indução trifásico de 2HP de potência controlado por um inversor trifásico e alimentado por um elevador de tensão DC/AC onde partiríamos de 12V para 110 ou 220V. Sei que as perdas podem ser muito grandes, porém todos os aspectos devem ser levados em conta e creio que podemos ter uma boa relação custo/benefício com um projeto assim.
Abaixo temos uma foto da bike parcialmente montada e vemos que utilizei uma bateria automotiva contra todas as expectativas, pois ela se encontra no centro do quadro da bicicleta. O fato é que essa bateria é de um tipo mais estreita e mais alta e isso permitiu que a mesma não atrapalhe as pernas do ciclista ao pedalar. A bateria utilizada é de 12V/50AH de chumbo-ácido sem manutenção.

Bicicleta parcialmente montada

Bicicleta parcialmente montada

Você deve estar se perguntando o que utilizei para alimentar esse motor a partir de 12V, pois bem, nesse caso pode-se ver na foto um módulo que se encontra à frente da bateria na bike, isso é um elevador de tensão de 12V pra 220V e aproximadamente 700W. Essa fonte elevadora é um projeto a parte que comentarei em outro post, mas posso adiantar que é um projeto independente do meu grupo de desenvolvimento e ainda não é comercial.
Temos ainda uma outra idéia diferente nessa bicicleta que é a roda traseira. A mesma é fruto de opiniões e me deu a oportunidade de moldar o sistema de tração como eu queria inicialmente. Essa roda foi montada com um cubo de mobilete e curiosamente a furação dos raios é padronizada com as de biclicleta; isso me permitiu ter várias vantagens dessa roda, como por exemplo o freio embutido no cubo; a polia de tração do lado esquerdo e a catraca tradicional do lado direito, além de contar com rolamentos no eixo e ter esse eixo com diâmetro maior que o de bicicleta.

Detalhe do cubo

Detalhe do cubo

Á medida das possibilidades de publicações dos post’s, estarei revisando e acrescentado algo mais neste tópico.

 

42 Comments to “A Bicicleta Elétrica”

  1. o uso de inversores gera uma perda de 50 a 70% de toda a carga da bateria. O mais viavel nesse projeto é comprar uma parafussadeira de 12v fazer a engenharia reversa ampliar a potencia do projeto e adaptar o motor juntamente na montagen de um novo cubo. Ou mais fácil comprar um cubo com motor ja pronto e por na bike +- 700 reais.

  2. Olá Fabrício, a melhor forma de você acionar este motor é adquirindo um conversor de tensão 12 – 110V. Estive desenvolvendo um tipo similar e não levei o projeto adiante por razões outras que não me permitiram investir no projeto. No entanto, estive vendo no mercado livre e encontrei vários pequenos inversores de tensão para esta capacidade e com um preço bastante acessível. Dá uma procurada lá, pois já não tenho mais os links. Para o seu caso eu diria para adquirir um inversor de 2000W de capacidade pelo menos, e isso em função da elevada carga necessária na partida do motor.

    Abraços

  3. Olá Marlon. Estou com um motor de 500w de um aspirador de pó, porém ele é de 110v. Como faço para adaptá-lo para funcionar com uma bateria de 12v de 60A de automóvel?

    grato.

  4. Thanks, Lubin

  5. Yes, you can publish the content, provided it is for educational purposes or to assist in other projects.

    Thanks

  6. I really enjoyed the article. It is always nice when you can not only be informed, but also entertained!

  7. Olá Wagner, só daria pra responder com mais segurança se eu soubesse como funciona o acelerador utilizado nestes controladores, pois sendo eletrônicos e idênticos talvez seja possível, porém não conheço para afirmar com certeza.

  8. Boa noite , tenho uma duvida, possuo dois motores 250w juntamente com duas controladoras, posso instalar apenas um acelecerador para funcionar os dois motores simultaneamente!!
    Wagner

  9. Thanks, Davenycity.

  10. great blog thank you

  11. Bom dia,meu nome é Marcelo estou querendo montar um triciculo á pedal, mas estou com um problema em relação a onde colocar o pinhão, ja que o triciculo tem duas rodas na traseira, quem puder me ajudar mande qualquer desenho!!! meu e-mail: marvin0203@hotmail.com

  12. Bom dia, sou eletrotécnico, apesar disso adoro mecânica, gostaria de fazer um triciculo á pedal, deste em que a pessoa guia e pedala, e carrega mais dois passageiros, de inicio seria isso, mas quem sabe mais tarde colocar um motor,sou muito curioso e trabalho onde existem muitos mecanicos. Se alguém tiver interesse em ajudar de forma a idealizar projetos pode entrar em contato : marvin0203@hotmail.com

  13. Oi, eu estava vendo o site e eu e meus colegas já fizemos uma bike parecida mas foi com o motor de 2 furadeiras com baterias de recarregar,ouve um bom desempenho mas seu rendimento com m grande peso e em terno desnivelado(subida) seu rendimento cai pela metade, e esse motor recomendado é bom para não perder muito rendimento?
    Xau e obrigado!

  14. amigo gostaria de saber se esse motor consumiu muita energia e quanto +o- durou as baterias?

  15. bom amigo seu projeto é muito legal + gostaria de saber se vc pode me ajudar tenho bike eletrica daquelasc/motor na roda e o modulo queimou,o motor esta bom ela usa 4 baterias de 12 lacrada=48v e 33A
    nao sei a marca e modelo da motor pois esta tudo em chines vc teria como me ajuda afazer um modulo simple p/ que eu nao perdesse essa bike já procurei varias formas e nao tenho obtido sucesso desde ja agradeço valeu?

  16. Caro Joaldo, o projeto da bicicleta elétrica não foi completamente concluído porque eu não tinha o motor apropriado para testes e resolvi passar adiante com o triciclo 3RI-90DC que usa um motor de 2HP e promete chegar aos 60Km/h aproximadamente, no entanto, sobre a bicicleta elétrica eu esperava com uma boa relação de tração, algo em torno de 40Km/h com uma autonomia de 40Km + ou -. Sobre a bike elétrica, o que pude aproveitar de melhor da idéia, foi o sistema de cubo de mobilete que me permitiu uma tração pelo lado esquerdo da bike com muita resistência e estilo.
    Abraços.

  17. Olá amigo boa noite, gostei do seu projeto, eu gostaria de saber quanto + ou – dá a velocidade neste projeto? abraço amigo e a té +.

  18. Olá Edgard, o módulo de som a que se refere na verdade é o resultado de um projeto de conversor de tensão realizado por mim e o grupo com quem compartilho diretamente os projetos. Este conversor consiste em uma fonte de alimentação chaveada trabalhando como elevador de tensão e a caixa de um módulo foi usada por ter uma boa área de dissipação de calor, mesmo que não esquente muito no uso. Este convesor teve como idéia as fontes de alimentação interna dos módulos de som automotivo mais antigos como exemplo dos “Pyrâmids 800 Watts”. Nestes módulos de som, a fonte de alimentação é chaveada e com alto rendimento, sendo ideais para modificações extremas, pois contempla inclusive circuitos de proteção térmica além de utilizar componentes simples de se adquirir no mercado brasileiro.

    Abraços

  19. Cara eu faço curso Técnico em Automação Industrial e adorei a idéia da bicicleta pra eu fazer um projeto. Você poderia me dizer pra que utilizou esse módulo de som automotivo?

  20. Olá Orlando, a propósito dos motores no cubo da roda digo que são uma ótima opção, silencioso e relativamente potente, além do espaço reduzido que ocupa, porém, como você mesmo disse, a questão está somente no preço e dificuldade de encontrar pelo Brasil.

    Abraços

  21. Caro Alexandre, quanto ao motor de 500W não posso lhe informar porque o que eu utilizei foi adquirido em ferro-velho, no entanto poderás observar o link que tem nesta página oferecendo kits de adaptação para bicicletas elétricas e mesmo que ache caro, pode servir de ponto de partida para chegar a outras opções. Agora quanto ao cubo de mobilete, sim é fácil de conseguir e é só mandar enrraiar no aro de bicicleta.
    Graça e Paz do Senhor pra você também.

  22. Óla Marlom que o Senhor esteja contigo,gostaria de saber se fica caro a compra de 1/ motor destes de 500w e se este cubo de mobi é façil de ser encontrado abços obrigado fique com deus.

  23. Ola Marlom ótima idéia que vc teve,ja vi em alguns sites,isso é a bike do povão a grande maioria que não consegue sobrar dinheiro para comprar uma moto abçs parabéns fuiiiiii.

  24. Olá Mariana, como tudo que é necessário alimentar com energia, tem que ter um “botão” liga-desliga. Quanto a aceleração, ela provavelmente será controlada eletronicamente através de um potenciômetro adaptado no punho.
    Abraços

  25. Olá,estou interessada em fazer uma bike assim,mas tenho uma dúvida,tipo como é que eu ligo ela depois de pronta e a aceleraçao é constante ou posso controlar.
    Obrigada

  26. É,a eletricidade vai ser a energia do futuro mesmo, principalmente quem pensa na saúde do planeta, ponto negativo para as autoridades políticas que só atrapalham o desenvolvimento destes projetos vista prejudicar a arrecadação com impostos. Já algum tempo venho pesquisando em montar também uma bike eletrica mais barata que as compradas prontas. Desejo sucessos.

  27. Olá Abadia, para comprar triciclo você tem duas opções: 1º – adquirir de alguma forma direto com o fabricante de kit’s e outros para tornar uma bike em trike, e isso você pode ver na DreamBike.
    2º – Você pode também verificar no site da Brazil Electric, em ambos os casos haverá opção de triciclos.

  28. ola marlon….a ideia da bicicleta eletrica…que bom…mas a minha procura é outra…onde compro estes triciclos, igual ao amarelo da foto¿¿ tens ideia do custo¿¿

    obrigado

  29. Olá Edelson ! Satisfação em vê-lo por aqui…
    Obrigado e abraços.

  30. AMIGO MARLON, PARABENS PELA SUA INICIATIVA E PELOS PROJETOS…

  31. Olá Hugo, sobre a possibilidade de existir algum sistema que seja alimentado pela própria pedalada eu acredito que não, porém, sugiro que avalie os Kit’s da Brazil Electric como opção para seu percurso, pois eu acharia excelente e você poderá continuar pedalando. Não estou aqui fazendo propaganda, estou apenas deixando minha opinião sobre o seu caso e como não conheço muitas opções no Brasil para essa finalidade, fica aí como sugestão.
    Obrigado e abraços.

  32. Olá, não entendo nada de elétrica, mas vou ao trabalho diariamente de bike, e tenho ideias de ter algum auxílio na pedalada. É possível existir algum motor que seja alimentado pela própria pedalada? Apenas pra fazer manter o ritmo de 12km/h no plano que sempre mantenho, na subida, onde a velocidade cai pra 9km/h e o esforço é colossal.

  33. Olá Manfred, realmente os motores universais, como o nome já diz, podem ser ligados em DC, porém no projeto estou usando um motor de 220V e não é minha intenção somar a tensão de diversas baterias pois o peso fica absurdo para uma bicicleta. Estou usando este elevador de tensão justamente com o propósito de manter apenas uma bateria de alta capacidade de corrente. Sobre o elevador de tensão, posso te dizer que apenas é uma fonte chaveada alterada para elevação de tensão com alta corrente de trabalho e que teve como base as fontes internas dos módulos de potência de som automotivos.
    Abraços

  34. Caro Franck, o projeto da bicicleta ficou parado e estou prosseguindo com o projeto do triciclo, então não saberei dizer os parâmetros de desempenho ainda.
    Obrigado.

  35. Muito legal o projeto, Qual será a autonomia aproxima desta bike, com essa bateria, possivel carga em kg?

  36. Olá amigo,

    Os motores universais até onde eu li poderiam ser ligados diretos em DC.
    A inclusão do inversor de frequencia de 12v para 220v melhora a alimentação do motor?
    ou poderia ser ligado direto um controlador de tensão para fornecer entre 5v-12v a partir da bateria mesmo?
    Alguma possibilidade de nos dar as instruções de montagem do seu elevador de tensão???

    manfredbrasil@yahoo.com.br

  37. Hello, can you please post some more information on this topic? I would like to read more.

  38. Olá, sobre o módulo de controle da bicicleta elétrica, o mesmo é um tipo caseiro feito a partir da idéia de uma fonte chaveada de alta corrente e dimensionada para fornecer uma tensão de 220V/DC com aproximadamente 1000W RMS.
    Obrigado e Abraços

  39. Olá amigo, o módulo que você usa é o mesmo dos carros e é em wrms ou wpmpo ? Obrigado me retorne por favor.

  40. Olha gostei bastante de sua idéia e estou tentando exatamente fazer uma parecida com a sua. Vamos ver se da certo né kkkkkk, mais tá bom até …